Kick Ass Tofu (ou Tofu panado do caraças)

Tofu-panado

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A escola começou e o tempo não estica! Os dias também estão mais curtos! As tarefas são as mesmas dos outros dias mas há que cronometrá-las ao detalhe, sem esquecer, claro, a qualidade nutricional das refeições. 

Aqui vos deixo mais uma receita com o super proteíco Tofu. Desta vez, vem panado, com um tempero especial que aguça o apetite. Na mesa, parece que nunca chega! Apetece mais e mais, de tão leve e saboroso que é! Sempre a correr que está quase na hora de deitar a filhota, a refeição foi rica e ainda sobrou tempo para uma leitura na cama! Cá vai então mais uma receita super fácil e rápida de preparar que vale mesmo a pena experimentar!

Para 4 pessoas
Preparação: 20min | Cozedura: 10min | Total:30min

Tofu-panado

Ingredientes:
Para temperar o Tofu:
– 250gr de tofu;
– Sumo de meio limão;
– 1 colher de sobremesa de massa de alho;
– 1 colher de café de pimenta preta moída;
– 1 colher de sobremesa de cominhos em pó;
– 15 ml de molho Tamari (molho de soja sem glúten).

Para preparar a polme:
– 50ml de água;
– 1 colher de sopa (bem cheia) de farinha de trigo;
– 1 colher de sobremesa de gengibre em pó;
– 1 pequena parte do sumo de limão utilizado para temperar o tofu;
– 2 pães acabados de ralar (grosseiramente) ou 1 copo de Corn Flakes em migalhas (sem dúvida prefiro esta segunda opção, mas com pão também fica óptimo) 
– 1 colher de sopa de tomilho limão;
– 1 colher de sopa de sementes de sésamo.

Tofu panado

Preparação:
1. Corta o tofu em fatias finas (± 1cm de espessura). Divide cada fatia ao meio. O objectivo é conseguir porções idênticas aos famosos douradinhos.

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2. Numa tigela mistura bem o sumo de limão (deixando um restinho para a polme), a massa de alho, a pimenta, os cominhos e o Tamari.

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3. Distribui o tofu num recipiente e cobre com a mistura preparada anteriormente. Reserva por 20min.

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4. Entretanto podes preparar a polme. Junta o gengibre em pó à farinha e envolve bem. Com uma colher de varas ou um garfo mexe bem enquanto acrescentas lentamente a água até obteres um creme macio. Por fim adiciona o restinho do sumo de limão.

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5. Mistura o tomilho e o sésamo com o pão ralado ou os Corn Flakes.

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6. Passados os 20min o tofu já absorveu os temperos. Numa frigideira, aquece um pouco de óleo de girassol ou de sésamo. Começa por passar 1 fatia de tofu no preparado da farinha. Mergulha bem. Passa imediatamente a fatia para os Corn Flakes e envolve-a bem, comprimindo bem o pão que ficar agarrado ao tofu. Repete estes passos para todas as fatias de tofu. Frita-as até que se apresentem douradas e estaladiças.

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7. Com o molho que restou do tempero do tofu fiz um topping para servir com o Kick Ass Tofu. Apenas juntei 3 colheres de sobremesa de iogurte de soja natural e mexi bem. Depois, ao servir, reguei os panados com o molho. A junção foi excelente. Bom apetite 😘

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Nota: Acompanhámos os panados de Tofu com arroz de cenoura e salada de alface, couve roxa e laranja. E que bem que fizemos! Não sobrou nadinha!

 

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