Tortilha de Batata Doce

Vegan-Tortilla
Finalmente vou partilhar a minha receita de Tortilla vegan! Tem sido uma semana atribulada e nem sei bem para onde me virar a seguir! Agora reservo este tempinho para ti e para te mostrar como é possível fazer uma tortilla sem ovos e mega saborosa (na verdade, prefiro esta versão à original, com ovos)! Como o tempo é escasso, vou deixar-me de conversas e passar às instruções. Espero que gostes!

Vegan-Tortilla

Para 4 pessoas
Preparação: 10min | Cozedura: 10min | Total:20min

Ingredientes:
– 100gr de farinha de grão;
– 20gr de farinha de aveia;
– 150ml de água;
– 20l de sumo de limão (±sumo de 1/2 limão);
– 1 batata doce média, cortada em cubinhos;
– 1 cebola pequena, picadinha;
– 1 dente de alho picadinho;
– 4 raminhos de coentros picados;
– 1 colher de café de mostarda em grão;
– 1 colher de café de açafrão;
– 1 colher de sobremesa (rasa) de pimentão doce;
– 1/2 colher de café de gengibre em pó;
– pimenta preta moída e sal q.b..
– Azeite q.b.

Preparação:
1. Numa frigideira grande, refoga em azeite a cebola, o alho e a batata doce temperados com o sal, o pimentão doce, a pimenta preta e a mostarda.
Vegan-Tortilla
Vegan-Tortilla

2. Quando a batata estiver cozinhada e douradinha, como na foto, podes desligar o lume e reservar este refugado numa tigela.

3. Agora vamos preparar o “ovo”. Tal como podes ver na foto, comecei por mexer tudo numa tigela pequena. Fiz uma sujeira! Não faças como eu e lembra-te de usar uma taça maior… Aí mistura as farinhas, o açafrão, o gengibre, mais um pouco de pimenta preta, sal e um fio de azeite. De seguida, verte lentamente a água e o sumo de limão na taça e mexe com uma colher de varas até que a massa fique macia e sem grumos. Se o resultado for demasiado líquido, sugiro que acrescentes um pouco mais de farinha de grão até que a massa tenha uma consistência de iogurte líquido. Se ficar muito espesso, acrescenta água. Prova a massa e certifica-te que os temperos estão no ponto. Eu gosto da massa salgadinha, com o toque do limão e do açafrão.
Vegan-Tortilla

4. Já podes juntar a batata doce à massa e mexer.
Vegan-Tortilla

5. Cobre o fundo da mesma frigideira grande com azeite. Aquece bem e espalha, com uma espátula ou um rapa-tudo (adoro chamar-lhe salazar :D), o preparado de Tortilla na frigideira, cautelosamente, sem tocar no fundo. Se tiveres uma tampa para a frigideira, cobre-a, para que a cozedura aconteça mais depressa. Se não tiveres, não faz mal, só tens de esperar uns minutos mais até provares a Tortilla. Deixa cozinhar por cerca de 5min, em lume brando e, cuidadosamente, vira a Tortilla, para que coza do outro lado (eu uso um prato raso para cubrir a frigideira, viro a tortilla para o prato e faço deslizá-la novamente para a frigideira). Coze mais 5min e está pronta!Vegan-Tortilla

Voilá! Corta em porções, tal como fazes com uma pizza e serve. Eu acompanhei com arroz de ervilhas e espinafres cozidos e ainda polvilhei a Tortilla com tomilho limão!

Vegan-Tortilla

Bom apetite!Vegan-Tortilla

Nota: Tem atenção para que a massa não coza demasiado. Se isto acontecer, o mais certo é as tuas glândulas salivares terem de trabalhar um pouco mais que o normal, porque a massa fica demasiado seca e a sensação é desagradável. É mesmo importante que cozinhes em lume brando!

Anúncios

Deixa um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s