Cogumelos Shiitake com Feijão verde e Tofu

Shiitake Tofu

Os cogumelos Shiitake, além de saborosos, são ancestral e científicamente reconhecidos como uma excelente fonte medicinal para diversos efeitos. São muito ricos em variados nutrientes, capazes de inibir uma data de doenças e minimizar os danos de outras doenças já adquiridas… Partilho o seguinte link, caso queiras saber um pouco mais sobre os Shiitake.  Actualmente, tornou-se muito acessível aos consumidores portugueses e podes encontrá-los à venda em bastantes lugares, desde agromercados, supermercados e até por encomenda! Se vives na zona de Aveiro, poderás encomendá-los aos meus fornecedores bio, que os vendem a um preço bastante competitivo e já têm vários pontos de entrega pela cidade. Para tal basta acederes à sua página de Facebook e entrar em contacto!

Por sorte, encontrei à venda feijão verde fresquinho, deste redondinho, muito visto em pratos orientais, que geralmente se encontram à venda na secção dos congelados. Também poderás usar o nosso feijão verde tradicional, mas não fica tão bonito no prato, a não ser que o cortes ao meio (longitudalemente) e não te esqueças de lhes retirar aquela fibra incomestível lateral! Um e outro combinam muito bem com esta receita, por isso será mesmo uma questão estética. Se usares dos congelados, lembra-te de lhes dar uma breve fervura, para que a sua textura se mantenha al dente!

Como podes constactar a partir da imagem dos ingredientes, mais uma vez mantenho tudo muito simples e acessível, sem complicações e bichos de sete cabeças!

Para 4 pessoas
Preparação: 10min | Cozedura: 30min | Total: 40min

Ingredientes:
– 6 cogumelos Shiitake grandes ou 12 pequenos;
– 1 cebola cortada em meias luas e fatiada;
– 2 dentes de alho picados grosseiramente;
– 200gr de feijão verde;
– água q.b. (para cozer o feijão verde)
– 200gr de tofu firme;
– Sumo de 1/2 limão;
– Gengibre fresco (± do tamanho da ponta de um dedo polegar);
– óleo de girassol ou de amendoim (para fritar o tofu);
– azeite q.b.;
– 10ml de tamari (molho de soja sem glúten);
– 1 colher de chá de cominhos em pó;
– Sal, pimenta preta moída e noz moscada q.b.;
– 2 colheres de sopa de amido de milho;
– 1 copo de arroz integral e 1 dente de alho
– uma colher de sopa bem cheia de sementes de sésamo tostadas.

img_20161027_125850

Preparação:
1. Começa por cortar o tofu em cubinhos e tempera-o com o tamari, o sume de limão, os cominhos e a pimenta preta moída (a gosto). Espreme o sumo do pedaço do gengibre sobre o tofu e envolve tudo muito bem. Deixa marinar.

img_20161027_130543

2. Antecipa-te e começa já a fazer o arroz integral, que demora sempre muito mais tempo a cozer que o arroz branqueado. Numa panela, frita o arroz rapidamente em azeite com um dente de alho esmagado. Não frites demasiado ou o arroz ficará rijo! Ferve 3 copos de água, à parte, e acrescenta-a ao arroz. Assim que voltar a levantar fervura, diminui o lume, tapa a panela e deixa cozinhar por cerca de 25 a 30min que será o tempo suficiente para teres todos os ingredientes prontos.

img_20161027_131026

3. Coze o feijão verde. Para tal, coloca água numa panelinha, junta-lhe sal grosso a gosto, e ferve. Assim que estiver a ferver, junta-lhe o feijão verde (previamente lavado) e deixa cozer durante cerca de 3min. Desliga o lume e escorre a água. Reserva.

4. Cobre o fundo de uma frigideira anti-aderente com óleo e aquece-o em lume brando. Escorre o tempero excedente do tofu e junta-lhe o amido de milho, misturando tudo delicadamente para não quebrar os cubinhos. Assim que o óleo estiver quente, frita o tofu com o amido. Vais reparar que os cubinhos ficam envolvidos numa película estaladiça à medida que fritam. Assim que estiverem douradinhos, retira e absorve o excesso de óleo sobre papel absorvente.

img_20161027_130840

5. Limpa a frigideira porque vais voltar a usá-la. Lava bem os cogumelos e seca-os. Corta-os em tiras finas. Põe um pouco de azeite na frigideira e aquece. Salteia a cebola e o alho. Quando a cebola estiver quase macia, acrescenta os cogumelos, tempera-os com nós moscada e sal e aumenta o lume, de forma a que a água libertada evapore mais rapidamente. Mexe de vez em quando. Quando os cogumelos estiverem cozidos, desliga o lume.

img_20161027_132042

6. Transfere os cogumelos, o tofu e o feijão verde para uma taça de servir e polvilha com sementes de sésamo previamente tostadas. Serve com o arroz integral e bom apetite!
img_20161027_140550

Anúncios

Deixa um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s