Hambúrgueres de grão e beterraba

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No passado dia 8 de outubro fui convidada para preparar e servir o jantar em mais um evento cultural da VIC // Aveiro Arts House, que inclui sempre concerto, jantar, cinema ou talk e DJ set. Para quem não conhece ainda, esta é a antiga morada de uma família aveirense muito ligada às Artes e ao Design. Nela morou o ilustre Vasco Branco com a sua lindérrima esposa Maria Elisa, e os seus filhos João Branco, Vasco Branco e Rosa Alice Branco, que impregnaram nas suas superfícies o aroma das artes e o emanaram um pouco por toda a cidade e daí para o resto do país. Criaram e abriram caminho às artes, numa época que desvalorizou a expressão, inspirando inúmeros artistas pelos trilhos do Cinema, da Cerâmica, do Design, da Música… até hoje e para sempre. Está agora o seu neto, Hugo Branco, a dar continuidade a este processo, com a abertura das portas deste edifício (que é agora casa museu, residência artística e alojamento local) a todos os interessados, que poderão encontrar parte do espólio artístico da família um pouco por toda a casa. Digo-vos que vale mesmo a pena conhecer!

Como há cerca de um ano atrás, os mais de 40 espectadores provaram e deliciaram-se com os Hambúrgueres de Feijão preto e Aveia, os anfitriões da casa quiseram repetir o efeito, mas desta vez sugeri-lhes servir uma outra versão desta fast/ healthy food. Além de uma entrada colorida, saborosa e crocante (Coleslaw), foram preparados Hambúrgueres de Grão e Beterraba em pão com sementes de sésamo, acompanhados de alface e cebola caramelizada.  Tenho a dizer-te que foram, mais uma vez, um sucesso!

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Esta é uma receita que confecciono muitas vezes em casa. Prefiro-a aos hambúrgueres vegan que se encontram à venda nas lojas da especialidade ou nas grandes superfícies, que apesar de não serem nada maus, a nível de sabor e textura não chegam aos pés destes! São de rápida preparação e geralmente tenho sempre os ingredientes necessários à mão. Depois de os provares, vais ver que é muito fácil e que valem bem o pouco tempo dispensado.

Para 4 pessoas
Preparação: 20min | Cozedura: 10min | Total:30min

Ingredientes:
– 400gr de grão-de-bico cozido;
– 1 beterraba inteira, cortada em cubinhos e cozida em água e sal;
– 1/2 alho francês picadinho;
– 1/2 cebola cortada em fatias finas;
– 1 colher de sopa de açúcar amarelo ou outro adoçante natural (xarope de ácer ou de milho, p.e.);
– 1 colher de chá de vinagre balsâmico;
– 1 colher de chá de molho de soja (tamari);
– azeite q.b.;
– 1 colher de chá de massa de alho ou 1 dente de alho fresco picadinho;
– 1 mão cheia de folhas de manjericão fresco picadinho (ou 1 colher de chá de pesto se não usares o alho ou massa de alho);
– 1 colher de chá de sementes de sésamo (opcional);
– pimentão doce, cominhos em grão, caril, açafrão, pimenta preta e sal dos Himalayas, em quantidades ao teu gosto;
– farinha de grão q.b. (ou outra farinha sem fermento, caso não tenhas desta)
maionese vegan q.b.;
– 4 folhas de alface roxa;
– 8 tomatinhos cherry;
– 1/3 de 1 pepino pequeno.

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Preparação:
1. Numa frigideira anti-aderente coloca um fio de azeite e a cebola. Liga o lume e salteia a cebola até que comece a ganhar transparência (ou a perder brancura :/ ). Nesta fase, acrescenta o açúcar e o vinagre balsâmico. Vai mexendo até que a cebola se apresente totalmente cozida e com um tom caramelizado. Desliga o lume e reserva.

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2. Enquanto a cebola vai cozinhando, podes ir picando o grão-de-bico e a beterraba. Garante que o grão e a beterraba estão muito bem escorridos. Podes usar uma toalha de algodão ou papel de cozinha para secá-los o mais que conseguires, mas sem os comprimires. Quando se tratam de pequenas quantidades, uso uma picadora manual como a da imagem, mas podes sempre optar pela ferramenta que tiveres em casa, seja um robot de cozinha ou até um garfo. É importante que não piques demasiado para não obteres um puré. Vais querer que os teus hambúrgueres tenham textura!
Pica o grão e coloca-o numa tigela funda. Depois, pica a beterraba e acrescenta-a ao grão. Por fim, pica a cebola caramelizada e junta-a aos dois ingredientes anteriores. Nota que também podes reservar a cebola para usar como topping no hambúrguer. Eu até prefiro assim!

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3. Antes de envolveres o grão e a beterraba (e a cebola, se assim o preferires), acrescenta ainda o alho francês picadinho, o molho de soja, as especiarias, o sal, o manjericão, a massa de alho (ou o pesto) e as sementes de sésamo. Envolve tudo muito bem e adiciona, aos poucos, a farinha de grão, até que a pasta apresente uma consistência própria para que consigas moldar os hambúrgueres sem que se desfaçam. Eu gosto muito desta farinha Próvida, não só por ser biológica, mas porque tem uma textura muito fina. Podes deixar o preparado no frigorífico por 10min para que ganhe mais densidade, mas não é obrigatório.

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4. Molda bolinhas com (mais ou menos) o tamanho de bolas de ténis e comprime-as para ganharem a forma dos tradicionais hambúrgueres. Não os disponhas em pilha para não colarem. Também podes ir fazendo isto à medida que os vais cozinhando. Usa um grelhador ou chapa anti-aderente com uma pincelada de azeite para grelhá-los. Aquece bem a superfície e, só depois, coloca os hambúrgueres. Deixa grelhar durante 5min. Vira-os cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula, e grelha a outra face por mais 5min. Estão prontos!

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5. Apesar da receita ser apresentada em pão de hambúrguer, podes comê-los com faca e garfo, com outros acompanhamentos ou noutro tipo de pão, como o de batata doce, por exemplo. E se ainda não provaste as batatas fritas no forno, espreita a receita. São maravilhosas! Aqui, comecei por barrar a base do pão com maionese vegan, depois coloquei a alface roxa cortada em juliana (1 folha para cada dose), em cima o hambúrguer e finalmente o tomate cherry em rodelinhas misturado com o pepino cortado em cubinhos com um pouco de sal grosso e vinagre balsâmico. Caso não tenhas misturado a cebola caramelizada no mix do hambúrguer, usa-a sobre o hambúrguer e cobre com mais maionese. Et voilà! Bom apetite 😉

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Agradeço a todos as mensagens positivas que recebi sobre o jantar. Agora podem reproduzir a receita em casa ou, se não estiverem para aí virados… encomendem! Estou cá para isso!

 

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