Despensa

 

market-1761031_1920

Aqui vou mostrar-te como é tão fácil encontrares os alimentos essenciais para a tua alimentação responsável. O vegetarianismo e o veganismo não são bichos de 7 cabeças, nem são dispendiosos se, como em tudo, soubermos ser moderados e equilibrados.

Hoje em dia existem, em todas as cidades, locais onde podes encontrar alimentos biológicos e de produção sustentável. E nas localidades mais pequenas, existem certamente pequenos produtores que esperam a tua visita! Claro que é muito fácil fazer as compras todas no mesmo local e ter tempo para outras distracções. Mas quem recorre aos comércios locais sabe que há toda uma atenção que merece ser aclamada e, principalmente, continuada! Falo por mim, adoro conhecer as pessoas que me vendem o que consumo, adoro aprender com elas, porque elas conhecem o que vendem, as suas origens, os seus tratamentos, as suas histórias. Adoro levar a filhota comigo e vê-la tocar e cheirar os produtos que estão à mão e não envolvidos em camadas de papel e plástico, com autocolantes complicados e que muitas vezes são originários de outros países, sabendo que há cá imensa abundância mas que foi rejeitada por não ter um preço competitivo (aos olhos dos capitalistas, pois claro). Detesto ter de andar à procura de funcionários numa loja infinita para perguntar informações nada personalizadas sobre determinado produto, preço ou disponibilidade e ficar, na maioria das vezes, desamparada. E saber que estas grandes superfícies exploram até aos ossos os produtores dedicados que suam as suas lágrimas para satisfazer as exigências que este consumo massivo e despreocupado origina.

E depois deste desabafo (obrigada, se te deste ao trabalho de o ler) quero concluir que é possível recorrer ao comércio tradicional sem demoras e complicações. Hoje em dia, as tuas compras estão até à distância de um clique ou de um telefonema! A maioria das lojas de produtos naturais já estão ligadas à grande internet e mesmo que não estejam, têm sempre um contacto telefónico. Sim, é possível encomendar tudo o que precisas, falando directamente com um funcionário por telefone. Mesmo que não façam entregas, podes pedir que te preparem uma encomenda e combinar um dia e hora para ires buscar os teus artigos. Aos que têm loja virtual, podes encomendar online e receber tudo direitinho à porta de tua casa ou da casa do vizinho, no trabalho ou onde puderes imaginar (desde que dentro do seu perímetro de entregas)! Tens também, espalhados por todo o país, produtores biológicos que fazem entregas de cabazes de produtos sazonais, adaptados às tuas necessidades. Por isto tudo, procura por cooperativas de agricultores e lojas de produtos naturais, onde irás encontrar tudo o que precisas para a tua alimentação e não tão alternativa como muitas vezes a pintam. Esta procura pode ser feita a partir do teu browser e em conversa com outras pessoas!

Encontras mais informação adicional a este artigo nos links adjacentes a este botão.

Nota: o consumo de produtos sazonais é uma preocupação que deves ter em conta, se pensares que as civilizações o fazem desde os primórdios… Pensa que se durante tanto tempo o nosso organismo esteve habituado a consumir produtos locais e da época, como é que de repente ele se comportará recebendo alimentos provenientes do outro lado do mundo e durante todo o ano? Não quero com isto dizer que não deves consumir alimentos exóticos e de estufa. Podes e deves! Se pudemos louvar a globalização por alguma coisa, é por nos trazer novidades destas. Mas, por favor, com moderação, pelo teu equilíbrio e do planeta!

tumblr_o0jgdgoke71rh9ffao1_1280